###Organização:
Café Na Bancada (Luiz Gustavo de Almeida, Natalia Pasternak Taschner, Henrique Iglesias Neves)
###Local:
Colégio Vital Brazil
###Data de início:
15/03/2017
###Data de término:
22/03/2017
###Quantidade de participantes:
- Alunos: 120
- Professores: 1
- Coordenador Pedagógico: 1
- Instrutores: 3
- Estagiário: 1
###Página na Internet:
http://www.speciesgame.com/
###Descrição:
Oficina para alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental sobre os conceitos de evolução das espécies utilizando o jogo Species: Artificial Life, Real Evolution. Esse jogo coloca o usuário no controle de uma ilha povoada com criaturas virtuais. A evolução das espécies é simulada seguindo os princípios de Variação, Mutação e Seleção Natural.
Nessa ilha podemos controlar fatores ambientais como temperatura, nível do mar e fertilidade da vegetação. Além disso podemos manipular diretamente os indivíduos - alimentar, deslocar, irradiar, matar e ressuscitar!
Informações operacionais:
- A oficina foi realizada no laboratório de informática do colégio Vital Brazil.
- Os alunos do 7º Ano estão divididos em 3 turmas (A, B e C)
- As atividades foram separadas em 3 dias
1º Dia: Levantamento sobre o conhecimento dos alunos sobre o que é evolução e apresentação da mecânica jogo.
2º Dia: Dentro de cada turma, eles foram divididos em duplas e agrupados em 3 grupos:
- O Grupo 1 ajustou os parâmetros ambientais para diminuir a temperatura e aumentar o nível do mar.
- O Grupo 2 ajustou os parâmetros ambientais para diminuir a temperatura e diminuir o nível do mar.
- O Grupo 3 ajustou os parâmetros ambientais para aumentar a temperatura e aumentar o nível do mar
Os grupos foram instruídos para não mudar mais os parâmetro ambientais, mas poderiam manipular as criaturas. ( é muito fácil causar uma extinção em massa e terminar o jogo!)
3º Dia: Discussão dos resultados obtidos: - Características das espécies que surgiram ao longo do tempo.
- Semelhanças entre as espécies que surgiram.
- Diferenças entre as espécies que surgiram.
- Influencia do clima na seleção natural.
- Número de espécies que entraram em extinção.
No fim das atividades lançamos o desafio para cada dupla causar uma extinção em massa modificando qualquer parâmetro da ilha ou dos indivíduos.
Fotos:
###Referências:
O caminho da Inovação na Educação