Fórum da Aprendizagem Criativa

Species: Vida Artificial, Evolução Real

###Organização:
Café Na Bancada (Luiz Gustavo de Almeida, Natalia Pasternak Taschner, Henrique Iglesias Neves)
###Local:
Colégio Vital Brazil
###Data de início:
15/03/2017
###Data de término:
22/03/2017
###Quantidade de participantes:

  • Alunos: 120
  • Professores: 1
  • Coordenador Pedagógico: 1
  • Instrutores: 3
  • Estagiário: 1

###Página na Internet:
http://www.speciesgame.com/
###Descrição:
Oficina para alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental sobre os conceitos de evolução das espécies utilizando o jogo Species: Artificial Life, Real Evolution. Esse jogo coloca o usuário no controle de uma ilha povoada com criaturas virtuais. A evolução das espécies é simulada seguindo os princípios de Variação, Mutação e Seleção Natural.

Nessa ilha podemos controlar fatores ambientais como temperatura, nível do mar e fertilidade da vegetação. Além disso podemos manipular diretamente os indivíduos - alimentar, deslocar, irradiar, matar e ressuscitar!

Informações operacionais:

  • A oficina foi realizada no laboratório de informática do colégio Vital Brazil.
  • Os alunos do 7º Ano estão divididos em 3 turmas (A, B e C)
  • As atividades foram separadas em 3 dias
    1º Dia: Levantamento sobre o conhecimento dos alunos sobre o que é evolução e apresentação da mecânica jogo.
    2º Dia: Dentro de cada turma, eles foram divididos em duplas e agrupados em 3 grupos:
  • O Grupo 1 ajustou os parâmetros ambientais para diminuir a temperatura e aumentar o nível do mar.
  • O Grupo 2 ajustou os parâmetros ambientais para diminuir a temperatura e diminuir o nível do mar.
  • O Grupo 3 ajustou os parâmetros ambientais para aumentar a temperatura e aumentar o nível do mar
    Os grupos foram instruídos para não mudar mais os parâmetro ambientais, mas poderiam manipular as criaturas. ( é muito fácil causar uma extinção em massa e terminar o jogo!)
    3º Dia: Discussão dos resultados obtidos:
  • Características das espécies que surgiram ao longo do tempo.
  • Semelhanças entre as espécies que surgiram.
  • Diferenças entre as espécies que surgiram.
  • Influencia do clima na seleção natural.
  • Número de espécies que entraram em extinção.

No fim das atividades lançamos o desafio para cada dupla causar uma extinção em massa modificando qualquer parâmetro da ilha ou dos indivíduos.

Fotos:

###Referências:
O caminho da Inovação na Educação

Fanpage do Colégio Vital Brasil - Álbum De Fotos