Fórum da Aprendizagem Criativa

Scratch como ferramenta para projetos interdisciplinares

Muito legal os trabalhos @Rui, acho que eles refletem bem o que a gente está falando. Eles não representam exatamente um estado da arte no quesito programação, mas dá para perceber bem que os meninos trabalharam o que foi pedido e conseguiram expressar o conteúdo com a cara deles. Muito interessante.

Rui, o professor Cesar Nunes tem trabalhos bons sobre o tema. @eliane , desculpe te chamar novamente, mas sei que você entende do assunto. Tem alguma referência que indicaria?

Olá à todos! Sou professor de informática educativa na prefeitura de São Paulo e trabalho a dois anos com Scratch com alunos do 6º ao 9º ano.Faço um trabalho parecido com o do Rui, focando em mini-projetos: num primeiro momento deixo o tema livre e a meninada faz o que quiser (animação, game, narrarivas etc); numa segunda etapa, busco professores parceiros para que eu possa linkar algo do scratch e do interesse do aluno com algum contéúdo trabalhado em sala de aula. As vezes, quando não consigo algum professor parceiro, proponho que o próprio aluno escolha alguma disciplina que lhe agrade e construa algum conhecimento sobre o assunto. Numa terceira etapa, proponho que os alunos construam algo no scratch focado no interesse dos alunos do fundamental I. Nem sempre as etapas seguem num ritmo desejado e muitas vezes nem finalizam mas, eu prefiro focar mais no processo do que ficar na expectativa de um produto final pronto e acabado.

Abcs, Paulo Adriano

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Olá pessoal!

Sou a Elaine, trabalho atualmente no Centro Educacional Pioneiro e também desenvolvo projetos em escola pública (projeto FAPESP), anteriormente trabalhava na rede pública do munícipio de SBC.

Bem, sobre o trabalho de Scratch contextualizado ao currículo, trabalho de forma parecida que o Paulo Adriano explicou acima. Também com o primeiro momento de tema livre, iniciando rapidamente com uma programação coletiva para as crianças compreenderem a lógica de programação do Scratch, em seguida, produzem suas próprias animações. Após isso, entra a parceria com os professores das disciplinas, já desenvolvemos projetos interdisciplinares (integrando L.P., Artes, Ciências) ou de áreas específicas: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências.

O que verifico de mais valioso é a aprendizagem dos alunos não só em relação à programação, mas principalmente, em relação aos conteúdos, pois sempre precisam aprofundar no tema para desenvolver os jogos.

Na comunidade Scratch do Pioneiro é possível ver alguns projetos integrando as diferentes disciplinas: https://scratch.mit.edu/users/Pioneiro/

Destaco os projetos colaborativos que envolvem diversas turmas: https://scratch.mit.edu/studios/1538940/, https://scratch.mit.edu/studios/534390/, https://scratch.mit.edu/studios/702576/

E os projetos em duplas ou grupos menores: https://scratch.mit.edu/studios/1226246/, https://scratch.mit.edu/studios/1200578/, https://scratch.mit.edu/studios/3493577/, https://scratch.mit.edu/studios/3493680/

Também concordo com o Paulo que o processo é a grande riqueza desse trabalho.

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Oi Guilherme, você sugeriu minha resposta para o Luan e o Rui relacionado à avaliação?

Irei compartilhar um pouco da minha experiência aqui…

Eu trabalho com o uso de rubricas na avaliação. @luan, verifique alguns materiais nessa pasta:
https://drive.google.com/drive/folders/0B7PwBcbr2Y7JeFpoWC1XU3E2QUk?usp=sharing

Acredito que as rubricas auxiliam muito na avaliação dos tópicos curriculares.

Em relação aos tópicos de design que o Leo mencionou, no ano passado desenvolvi um projeto em parceria com a profª Cintia (de matemática) onde aplicamos a avaliação Game Flow para os alunos avaliarem jogos criados por outros alunos para planejarem o design dos seus próprios jogos. Com isso, percebemos um maior empenho dos alunos em relação ao planejamento e busca de soluções para criar jogos diferenciados, por exemplo, um grupo detectou a necessidade de criar jogos para multiusuários e conseguiu colocar isso em prática.

Nesse artigo é possível entender melhor como se desenvolveu o processo:
http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6850

Qualquer dúvida pode perguntar Luan.

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veja aí, @Rui . ótimas referências da @elainerocha

Obrigado @elainerocha. =)

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Material sensacional Elaine!! Já vou ver como consigo aplicar na minha sala de aula hehehe

Vou explorar melhor os materiais e qualquer coisa pergunto.

Muito obrigado pela contribuição

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Colegas, estou precisando de ideias para implantar o uso do Scratch na Escola, nas aulas de matemáticas, por favor alguém tem algum projeto realizados, informações sobre um modelo de implantação??? Favor envie no email fladimirle@gmail.com

Desde já agradeço…

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O pessoal do Centro Educacional Pioneiro @elainerocha tem exemplos.
Tem também o projeto Matics: Matemática e Games? Eis a questão! Projeto Mattics

Um abraço,

Olá Fladimir!

Veja alguns projetos que desenvolvemos no C. E. Pioneiro, nas aulas de matemática:

Estes dois artigos descrevem um pouco do trabaho:

Criando Jogos Digitais para a aprendizagem de matemática no ensino fundamental I: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4994

Potencializando a programação de jogos digitais de matemática através do Scratch e da avaliação Game Flow: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6850

Qualquer dúvida, pode entrar em contato.

Escrevi algo sobre o assunto em 2009 de lá para cá venho implementando na educação a distância da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O texto é antigo, escreveria de maneira diferente hoje… Disponível em https://drive.google.com/a/escola.pr.gov.br/file/d/0BzA2sgO30qn1R2RtRXJweDJUTEk/view?usp=drivesdk

Bom dia Pessoal,

temos desenvolvido projetos dentro da área de Matemática e Ciências, utilizando Scratch e Arduino, orientados pelo conceito de aprendizagem criativa.

Comecei a sistematizar os projetos desenvolvidos, e começarei a postá-los aqui.

Comentem e façam sugestões para que possamos melhorá-los dia a dia.

http://casademakers.com/cm/matematica-e-scratch/

Logo postaremos outros trabalhos desenvolvidos dentro do currículo.

Abs

Rui

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Eu também trabalho assim, cm projetos simples de início. A medida que vão desenvolvendo sugiro que uns ajudem os outros.Tem dado certo.

Boa tarde pessoal, gostaria que alguém me ajudasse a descobrir onde está o erro no meu projeto em andamento abaixo.
A ideia era fazer a bola deslizar, tendo chances para responder corretamente. Ao bater no obstáculo, termina-se o jogo e quando responde corretamente, a bola começa do ponto de partida.
Me parece ser uma coisa bem simples, mas não estou conseguindo resolver.
Obrigada

Olá, gostaria de compartilhar o material da UNIfICA – UNidade Instrucional Interdisciplinar de Computação e HistóriA. Basicamente trata-se de uma unidade instrucional p/ ensinar conceitos de computação/programação a partir da criação de jogos no Scratch com temas da disciplina de História.
Foram feitas 5 aplicações em turmas do 5º, 6º e 7º ano em 2 escolas de SC (sendo uma pública e uma privada).
Resultado produzidos pelos alunos da turma de 7º ano: https://scratch.mit.edu/studios/1192830/

Material disponível em: http://www.computacaonaescola.ufsc.br/?page_id=1476

@Cleusa_Jaeger_Reuter tente colocar o comando “espere 1 seg” para o evento Ball:

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Oi Luan!
Aqui você vai encontrar um material bem estruturado sobre formas de avaliação do desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o Scratch:
http://scratched.gse.harvard.edu/ct/assessing.html

Neste outro documento, você pode ver mais detalhes sobre aspectos práticos de avaliação com entrevistas, propostos pelo grupo: http://scratched.gse.harvard.edu/ct/files/Student_Interview_Protocol.pdf

Os documentos estão em inglês, mas sei que isso não é problema pra você. Se achar válido, seria interessante traduzi-los!

Espero que ajude! Abraços.

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Excelente Cassia, vou fuçar um pouco mais!! E se eu desafogar um pouquinho eu tento traduzir, até porque esse tipo de material pode ajudar muita gente.

Muito obrigado

Abraços

Legal!
O Mitchel Resnick tem um artigo interessante com a Karen Brennan (que coordena o grupo que escreveu este material), no qual apontam três grandes eixos relacionados ao pensamento computacional: conceitos, práticas e perspectivas. Em geral, professores tendem a focar nos conteúdos, e aqui o foco é nas práticas (ficam faltando as perspectivas! hehe).
Acho que pode te interessar:
http://scratched.gse.harvard.edu/ct/files/AERA2012.pdf

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Obrigada por responder.
Coloquei o espere, mas na terceira pergunta, não dá tempo para responder, logo acabando o jogo.
Acredito que seja algo bem simples, mas não descobri.
Abraço
Cleusa