Fórum da Aprendizagem Criativa

Scratch como ferramenta para projetos interdisciplinares

Colegas, estou precisando de ideias para implantar o uso do Scratch na Escola, nas aulas de matemáticas, por favor alguém tem algum projeto realizados, informações sobre um modelo de implantação??? Favor envie no email fladimirle@gmail.com

Desde já agradeço…

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O pessoal do Centro Educacional Pioneiro @elainerocha tem exemplos.
Tem também o projeto Matics: Matemática e Games? Eis a questão! Projeto Mattics

Um abraço,

Olá Fladimir!

Veja alguns projetos que desenvolvemos no C. E. Pioneiro, nas aulas de matemática:

Estes dois artigos descrevem um pouco do trabaho:

Criando Jogos Digitais para a aprendizagem de matemática no ensino fundamental I: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/4994

Potencializando a programação de jogos digitais de matemática através do Scratch e da avaliação Game Flow: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6850

Qualquer dúvida, pode entrar em contato.

Escrevi algo sobre o assunto em 2009 de lá para cá venho implementando na educação a distância da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O texto é antigo, escreveria de maneira diferente hoje… Disponível em https://drive.google.com/a/escola.pr.gov.br/file/d/0BzA2sgO30qn1R2RtRXJweDJUTEk/view?usp=drivesdk

Bom dia Pessoal,

temos desenvolvido projetos dentro da área de Matemática e Ciências, utilizando Scratch e Arduino, orientados pelo conceito de aprendizagem criativa.

Comecei a sistematizar os projetos desenvolvidos, e começarei a postá-los aqui.

Comentem e façam sugestões para que possamos melhorá-los dia a dia.

http://casademakers.com/cm/matematica-e-scratch/

Logo postaremos outros trabalhos desenvolvidos dentro do currículo.

Abs

Rui

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Eu também trabalho assim, cm projetos simples de início. A medida que vão desenvolvendo sugiro que uns ajudem os outros.Tem dado certo.

Boa tarde pessoal, gostaria que alguém me ajudasse a descobrir onde está o erro no meu projeto em andamento abaixo.
A ideia era fazer a bola deslizar, tendo chances para responder corretamente. Ao bater no obstáculo, termina-se o jogo e quando responde corretamente, a bola começa do ponto de partida.
Me parece ser uma coisa bem simples, mas não estou conseguindo resolver.
Obrigada

Olá, gostaria de compartilhar o material da UNIfICA – UNidade Instrucional Interdisciplinar de Computação e HistóriA. Basicamente trata-se de uma unidade instrucional p/ ensinar conceitos de computação/programação a partir da criação de jogos no Scratch com temas da disciplina de História.
Foram feitas 5 aplicações em turmas do 5º, 6º e 7º ano em 2 escolas de SC (sendo uma pública e uma privada).
Resultado produzidos pelos alunos da turma de 7º ano: https://scratch.mit.edu/studios/1192830/

Material disponível em: http://www.computacaonaescola.ufsc.br/?page_id=1476

@Cleusa_Jaeger_Reuter tente colocar o comando “espere 1 seg” para o evento Ball:

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Oi Luan!
Aqui você vai encontrar um material bem estruturado sobre formas de avaliação do desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o Scratch:
http://scratched.gse.harvard.edu/ct/assessing.html

Neste outro documento, você pode ver mais detalhes sobre aspectos práticos de avaliação com entrevistas, propostos pelo grupo: http://scratched.gse.harvard.edu/ct/files/Student_Interview_Protocol.pdf

Os documentos estão em inglês, mas sei que isso não é problema pra você. Se achar válido, seria interessante traduzi-los!

Espero que ajude! Abraços.

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Excelente Cassia, vou fuçar um pouco mais!! E se eu desafogar um pouquinho eu tento traduzir, até porque esse tipo de material pode ajudar muita gente.

Muito obrigado

Abraços

Legal!
O Mitchel Resnick tem um artigo interessante com a Karen Brennan (que coordena o grupo que escreveu este material), no qual apontam três grandes eixos relacionados ao pensamento computacional: conceitos, práticas e perspectivas. Em geral, professores tendem a focar nos conteúdos, e aqui o foco é nas práticas (ficam faltando as perspectivas! hehe).
Acho que pode te interessar:
http://scratched.gse.harvard.edu/ct/files/AERA2012.pdf

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Obrigada por responder.
Coloquei o espere, mas na terceira pergunta, não dá tempo para responder, logo acabando o jogo.
Acredito que seja algo bem simples, mas não descobri.
Abraço
Cleusa