Chamada de artigos para o próximo número da Revista TSC - Tecnologias, Sociedade e Conhecimento do NIED-UNCAMP, tema “Educação maker e robótica pedagógica”. As submissões serão aceitas até 07 de agosto de 2020 pelo sistema http://www.nied.unicamp.br/revista
==================================================================
Revista TSC - Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
http://www.nied.unicamp.br/revista
Prazo para submissões: 07/08/2020
==================================================================
A Revista TSC é um periódico semestral, com avaliação por pares, mantida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. A Revista é dedicada à publicação de artigos científicos, relatos de experiência, resumos de teses e dissertações tendo como temática a Informática na Educação e áreas afins.
Em Novembro de 2020 lançaremos um número especial com o tema “Educação maker e robótica pedagógica”. As submissões serão aceitas até 07 de agosto de 2020 pelo sistema http://www.nied.unicamp.br/revista.
Os espaços maker estão sendo introduzidos na educação básica como uma alternativa às abordagens tradicionais de ensino, para que os alunos possam aprender sobre assuntos relacionados com ciência, tecnologia, engenharia artes e matemática (STEAM - Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics ), desenvolver atividades baseadas em projetos, ser mais ativo e ter controle sobre a experiência escolar, e se engajar em atividades sobre novos tópicos e tecnologias.
Robótica Pedagógica tem sido utilizada nos espaços maker como recurso para enriquecer e diversificar a forma como se ensina conceitos científicos. Os alunos aprendem como produzir artefatos de seu interesse usando objetos e materiais tradicionais combinados com tecnologias de fabricação digital e, com isso, explorar e construir conhecimento, de conteúdos curriculares, em diversos domínios.
A construção de objetos usando diferentes materiais, como sucata, madeira, papelão, componentes eletromecânicos e eletrônicos, podem ser combinados com atividades de programação de computadores e uso de ferramentas de fabricação como cortadoras laser e impressoras 3D. A ênfase está em promover o engajamento e um forte senso de experimentação com a mídia e os materiais, ao mesmo tempo em que o aluno constrói conhecimento, e participa de uma comunidade de aprendizagem.
Os artigos para o número especial podem abordar como a educação maker e a robótica pedagógica, associados às metodologias de aprendizagem como o construcionismo, podem proporcionar condições para que os alunos sejam criativos e críticos, bem como capazes de resolver problemas e trabalhar em grupos. Priorizamos alguns tópicos de interesse, sem estarmos limitados a eles:
-
Modelos de criação e de implantação de educação maker e robótica pedagógica no ensino formal (básico e superior) e não formal;
-
Integração de atividades desenvolvidas com atividades curriculares – metodologias e relatos de experiência;
-
Formação de professores para atuarem com educação maker e robótica pedagógica;
-
O papel do professor como mediador dos processos de construção de conhecimento do aluno e facilitador do desenvolvimento de artefatos;
-
Avaliação da aprendizagem dos alunos quanto às atividades desenvolvidas;
-
concepção, implementação e construção de dispositivos robóticos com materiais que permitem baratear e popularizar o uso desta tecnologia educacional.
Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês, não devem ultrapassar 20 páginas e devem seguir as normas de formatação em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/about/submissions#authorGuidelines
Editores Chefes
Dr. João Vilhete Viegas d’Abreu, NIED-UNICAMP, Brasil
Dr. José Armando Valente, NIED-UNICAMP, Brasil
Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas, IC-UNICAMP, Brasil