Organização: Prof Camila Maciel de Oliveira
Local: Boston, Framingham e Malden, Massachusetts, Estados Unidos
Baependi e Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Curitiba, Paraná, Brasil
Data de início: 2014
Data de término: em andamento
Em andamento**
Quantidade de participantes: 5
Página na Internet: https://www.facebook.com/Littlehearts-214533619246218/
Descrição:
Um público expectador de aproximadamente 15.000 pessoas, sendo principalmente crianças, interagiram com a metodologia proposta, no Brasil e Estados Unidos, através de projetos de extensão (em escolas ou eventos para pacientes) ou oficinas de capacitação para professores, educadores e interessados em educação infantil através de parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Boston!
Nossos textos, assim como as fábulas, trazem à reflexão assuntos relacionados aos valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária, além de conceitos relacionados à promoção da saúde, fundamentando-se nas competências, dimensões e subdimensões sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2018).
A metodologia tem enfoque lúdico e didático e utiliza-se de teatros de fantoches, paródias e cantigas da cultura popular brasileira, poemas, material ilustrativo e atividades em grupo.
Quem é a autora?
A autora da metodologia “Como compreender brincando” é a Professora Camila Maciel de Oliveira.
Desde de 2018 está vinculada à Divisão de Medicina Cardiovascular do Brigham and Women´s Hospital, Escola de Medicina de Harvard, Boston, Massachusetts, EUA.
Concluiu o pós-doutorado em Medicina Preventiva e Epidemiologia pela Boston University, Boston, Massachusetts, EUA (2017-2018).
Está vinculada a um dos estudos mais antigos e importantes da área cardiometabólica - o “Framingham Heart Study”, desde 2017, sendo pesquisadora e responsável por coleta de dados de participantes em Framingham, Massachusetts, EUA.
Em 2017, através de colaborações com o Departamento de Epidemiologia Translational da University of Massachusetts (UMass, Boston) e Consulado-Geral do Brasil em Boston, propôs-se a expandir o projeto de própria autoria - “Coraçõezinhos / Little Hearts” - na região da Nova Inglaterra, no estado de Massachusetts, EUA.
É professora Adjunta IV do Departamento de Medicina Integrada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2015 e Professora do Departamento de Clínica Médica da UNIPAC-Juiz de Fora desde 2008.
Foi Professora de Semiologia Médica e Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (2014-2015).
Foi Professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de (2008-2010; 2011-2014).
Concluiu seu doutorado em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor/ USP) (2006-2007).
Fez-se endocrinologista pelo Hospital das Clínicas (HCFMUSP) (2004- 2006), após residência em clínica médica (2002-2004).
Graduou-se em Medicina, em 2001, pela Faculdade de Medicina de Itajubá.
Pesquisas e Projetos
A característica de coordenação de grupos e equipes manifestou-se na mais tenra idade e consolidou-se em seu curso de graduação em Medicina.
Dedica-se, hoje, ao desenvolvimento de metodologias em Pesquisa Participativa Comunitária e à coordenação de projetos de pesquisa e extensão na área de fatores de risco cardiovasculares e ações educativas em saúde, tanto para população infantil quanto adulta, nos estados de Minas Gerais e Paraná, Brasil, e Massachusetts, EUA.
Criou o Projeto “Coraçõezinhos de Baependi” (2014), “Coraçõezinhos Apaixonados” (2015) e “Little Hearts” (2017). Criou e deu nome ao programa “Sala de Espera” em colaboração com a UFPR TV, em 2015, atuando como disseminadora de informações relativas a ações educativas em saúde e bem-estar. Criou o programa e o ambulatório da Disciplina de Habilidades Clínicas (UFPR) “Repensando o Sobrepeso”, em 2016.
Foi a precursora - através de sua tese de doutorado – e mantém-se como coordenadora local do “Projeto Corações de Baependi”, atuando como colaboradora do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração (InCor/USP) e dedicando-se ao estudo de fatores de risco relacionados às doenças cardiometabólicas.
Seu curriculum pode ser encontrado no endereço: http://lattes.cnpq.br/0855677543882534
O Método
A Base
- Base Nacional Comum Curricular 2018
- Interdisciplinaridade como facilitador de formação de conceitos
- Metodologia de Ensino Aprendizagem
Fundamentação Teórica
- Pesquisa Participativa Comunitária como princípio
- Health Belief Theory para crianças como objetivo
- Health Belief Theory para adultos como catalisador
- Child-to-child Theory como sementeira
- Creative Learning
O material
Programas de Aula para a aplicação do método para o público infantil de 6 a 9 anos de idade
(upload://uyoCPaAzlcciDITd7Ayd2PDPngO.jpg)![3|375x500]
Referências Bibliográficas
METODOLOGIA APRENDENDO A APRENDER: COMO COMPREENDER BRINCANDO
Desenvolvido por Prof. Dra. Camila Maciel de Oliveira
Obra Registrada - Registro nº 717.877
Protocolo 2016PR__471, em 05/05/2016.
Registro em 29/09/2016, L.1388 F.392
Didático, 102 página(s). Inédita.
Facebook
Projeto Coracoezinhos de Baependi
Coracoezinhos Apaixonados
LittleHearts
PROJETO CORAÇÕES DE BAEPENDI
de Oliveira, Camila M; Alexandre Costa Pereira ; de Andrade, Mariza ; Soler, Júlia M ; José Eduardo Krieger . Herbility of cardiocascular risk factor in a Brazilian population: Baepebdi Heart Study. BMC Medical Genetics (Online) , v. 08, p. 01/08, 2008.
PROJETO LITTLE HEARTS (ESTADOS UNIDOS)
Artigos em fase de elaboração
PROJETO CORAÇÕEZINHOS (BRASIL)
Coelho, P.D., Queiroz H.K.G., Pereira A.N.S., Vieira P.P., Alvim R.O., Mourão C.A., Jr. & Oliveira CM (2017, January-July). Coraçõezinhos apaixonados project: an experience report. Revista Conexão em Foco , 1(13), 48-54.
DE OLIVEIRA, CAMILA M.; SOARES, F. M. ; GONCALVES, A. B. C. ; BERMUDES, B. ; ULBRICH, A. Z. ; TIZZOT, E. L. A. ; Carlos Alberto Mourão Júnior ; ALVIM, RAFAEL DE OLIVEIRA . The Baependi Heart Study: the Real History and the Development of New Strategies for Health Promotion in Childhood Education. REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE, v. 8, p. 03-07, 2018.
GONÇALVES, ANA BEATRIZ CLEMENTE ; SOARES, FLÁVIA MESQUITA ; COELHO, PAMELLA DONADONI ; ALVIM, RAFAEL DE OLIVEIRA ; MOURÃO JÚNIOR, CARLOS ALBERTO ; OLIVEIRA, CAMILA MACIEL . A educação em saúde em escolas públicas da zona rural: relato de experiência. EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 1-9, 2018.
GONCALVES, A. B. C. ; SOARES, F. M. ; ALVIM, R. O. ; MOURAO-JUNIOR, C.A. ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . MÉTODO EDUCACIONAL INFANTIL NA PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA. EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 55-63, 2017.
SOARES, F. M. ; GONCALVES, A. B. C. ; ALVIM, R. O. ; Mourão, CA ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . Conscientização infantil: abordagem lúdica sobre utilização de recursos naturais. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO, v. 13, p. 87-92, 2017.
GONCALVES, A. B. C. ; SOARES, F. M. ; ALVIM, R. O. ; Carlos Alberto Mourão Júnior ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . Análisis de una intervención comunitaria para niños: la promoción de la salud de mayores y el Proyecto Coraçõezinhos de Baependi. INTERFACES - REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG, v. 5, p. 221-229, 2017.
GONCALVES, A. B. C. ; SOARES, F. M. ; COELHO, P. D. ; ALVIM, RAFAEL DE OLIVEIRA ; Carlos Alberto Mourão Júnior ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . Práticas educativas relacionadas à saúde para crianças de 4 a 10 anos. Projeto Coraçõezinhos apaixonados: um relato de experiência… EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 1, 2017.
BERMUDES, B. ; ALVIM, RAFAEL DE OLIVEIRA ; SOARES, F. M. ; GONCALVES, A. B. C. ; TIZZOT, E. L. A. ; ULBRICH, A. Z. ; MOURAO-JUNIOR, C.A. ; DE OLIVEIRA, CAMILA MACIEL . THE BAEPENDI -LITTLE HEART- STUDY: Strategies in Child Education Related to Cardiometabolic Risk Factors for Reducing Morbidity and Mortality in a Developing Country. Endocrinology&Metabolism International Journal, v. 5, p. 1-4, 2017.
GONCALVES, A. B. C. ; SOARES, F. M. ; ALVIM, R. O. ; MOURAO-JUNIOR, C.A. ; DE OLIVEIRA, CAMILA MACIEL . Dengue, Zika e Chikungunya: o combate começa nas escolas. EXPERIÊNCIA - REVISTA CIENTÍFICA DE EXTENSÃO, v. 2, p. 76-87, 2017.
MADUREIRA, M.F., MADUREIRA, M.F. ; PEIXOTO, L.M.M. ; HARAMOTO, H. ; SOBREIRA, N. P. ; PEREIRA, N.S. ; FERREIRA, R. N. ; PEREIRA, L. S. ; ALVIM, R.O. ; MOURAO-JUNIOR, C.A. ; OLIVEIRA, C. M. . CORAÇÕEZINHOS DE BAEPENDI NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA METODOLOGIA PARTICIPATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Conexão UEPG, v. 12, p. 400-411, 2016.
PEREIRA, A. P. S. ; QUEIROZ, H. K. G. ; MALAGRINO, P. A. ; VIEIRA, P. P. ; MOURAO-JUNIOR, CARLOS ALBERTO ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . Desenvolvimento de um Projeto de Extensão em uma escola pública de Juiz de Fora: relato de experiência. INTERFACES - REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG, v. 19, p. 191-196, 2016.
PESQUISA PARTICIPATIVA COMUNITÁRIA
Wallerstein N, Duran B. Community-Based Participatory Research Contributions to Intervention Research: The Intersection of Science and Practice to Improve Health Equity. Am J Public Health. 2010; 100: S40- S46.
Israel BA, Schulz AJ, Parker EA & Becker AB. Review of community-based research: Assessing partnership approaches to improve health. Annual Review of Public Health. 1998; 19: 173-202. Translated by the Detroit Hispanic Development Corporation.
Birnbaum LS, Zenick H, Branche CM. Community-Engaged Environmental Justice Research at University of Massachusetts Lowell. Am J Public Health. 2009; 99: S485- S489.
Ivna de Mello Alves. Bioetica e Pesquisa Partiicpativa Comunitária. Universidade Federal da Bahia. Salvador (Bahia) Maio, 2016
Minkler M. Linking Science and Policy Through Community-Based Participatory Research to Study and Address Health Disparities. Am J Public Health. 2010;100: S81–S87.
Minkler M, Vásquez VB, Tajik M, Petersen D. Promoting Environmental Justice Through Community-Based Participatory Research: The Role of Community and Partnership Capacity. Health Education & Behavior. 2006; 35: 119-137.
Dias S, Gama A. Investigação participativa baseada na comunidade em saúde pública: potencialidades e desafios Revista Panamericana de Salud Pública. 2014, 35(2):150-154.
Wynn TA, Taylor-Jones, MM Rhoda E. Johnson, PhD; Bostick PB, Fouad, M. Using Community-Based Participatory Approaches to Mobilize Communities for Policy Change. Fam Community Health. 2011, 34(1): S102–S114.
HEALTH BELIEF THEORY
Korin MR. Theory and Fundamentals of Health Promotion for Children and Adolescents. Health Promotion for Children and Adolescents, Springer. 2016, New York.
[Insira aqui links e referências para artigos, matérias e outros elementos associadas com o projeto]