Fórum da Aprendizagem Criativa

Núcleo São Paulo

Aqui serão postados tópicos sobre as atividades do Núcleo de São Paulo - SP

Como organizar um Meet Up? Meet Up de Aprendizagem Criativa - 22/06/2017

Amigos, ontem tivemos um fantástico evento promovido pelo núcleo de São Paulo, que reuniu professores e gestores da rede pública, do ensino privado e entusiastas em educação criativa, que trocaram experiências sobre o uso da tecnologia em espaços educacionais.

Essa postagem tem como objetivo compartilhar os aprendizados desse encontro, para que outros núcleos também possam replicar e melhorar essa experiência. O evento teve um porte razoável, contamos com 74 presentes, mas algo menor pode ser também pensado.

Seguem alguns pontos importantes:

1 - Definir o objetivo do encontro de acordo com objetivos maiores do núcleo e da Rede. No nosso caso queríamos:

  • voltar a reunir a comunidade que estava saudosa dos nossos eventos, sempre agradáveis, felizes, que trazem boas vibrações;
  • compartilhar alguns trabalhos de referência;
  • gerar aproximação da comunidade de aprendizagem criativa com o poder público.

2 - Escolher um local e uma programação que contemple os objetivos.

Contar com a comunidade de aprendizagem criativa é fundamental, para dividir o esforço pelo evento e também para torná-lo mais rico. Os objetivos foram contemplados pela programação da seguinte forma:

  • para reunir a comunidade, deixamos momentos livres para conversar e participar de “Jams” de Aprendizagem Criativa.

  • O compartilhamento de trabalhos de referência e a aproximação se deu pelas Jam da Sou Maker, do Bandeirantes, que também ofereceu uma apresentação do seu currículo STEAM (disponível neste link) e ainda a apresentação da formulação do currículo de tecnologia da Prefeitura de São Paulo (disponível aqui).

  • A aproximação com o poder público ocorreu através da escolha do local, o Pátio Digital - um espaço público da Secretaria Municipal de Educação, que ajudou a mobilizar a comunidade de professores da Rede Pública. Também convidamos membros da Rede que atuam no setor público e, também muito importante, contamos com a apresentação do novo currículo da prefeitura.

3 - Preparação do evento

  • Lançamento - O evento foi lançado com um mês de antecedência com a criação da página do evento, que, por sua vez, foi divulgada nos canais de comunicação da Rede: o principal, o Fórum, mas também no nosso calendário, na nossa página no Facebook e na nossa comunidade do Meet Up. A página pode ser criada em um formato simples, como um Wordpress, um Wix ou em algo não menos simples, mas mais especializado, como um Splashthat. De qualquer forma, é fundamental que tenha uma lista de confirmação de presença (RSVP) com contatos, que pode ser feita em um Google Forms.

  • Promoção e lembrete - Entre o lançamento e o evento, é interessante promover o encontro, com postagens sobre a programação, o seu tema… Dias antes, envie um lembrete para a lista de RSVP. Vale confirmar com o pessoal que fará apresentações se está tudo certo para o evento. Antes do evento, imprima lista.

O evento

  • Montagem de infraestrutura - Se for necessário, depende muito da estrutura do local, cheguem com 4 ou 5 horas de antecedência e deixem toda infraestrutura arrumada (cadeiras, mesas, projetor, computador, cabos, equipamento de filmagem, outros…).

Peça para quem fizer algum tipo de apresentação chegar uma hora antes do evento. Mesmo com tudo isso, tivemos problemas com o esquema de projeção planejado, o que nos obrigou a adotar um plano B. Fizemos as apresentações em um espaço outdoor e isso poderia ser arriscado, mas o tempo estava ameno.

  • Equipe disponível no evento - Participaram cerca de 4 pessoas para montagem. Durante o evento, tivemos 8 pessoas mobilizadas em diferentes funções.

  • Comida - para alguns tipos de eventos, como os noturnos, que ocorrem após o trabalho, vale disponibilizar alguns “comes e bebes”. Isso pode ser contratado pelo local que oferece o evento, por nós, colaboradores, ou também pode ser providenciado de forma colaborativa - cada um leva algo.

  • Registrar o evento é fundamental - Tiramos muitas fotos, e por isso conseguimos compartilhar a experiência. Queríamos ter filmado e disponibilizado ao vivo pelo nosso canal no Face. Não conseguimos, mas vale lembrar que isso é possível.

  • Receber os convidados - é importante que durante o evento tenha alguém nessa função! É fundamental, que este alguém receba os convidados e converse com eles, seja o anfitrião. Outra pessoa pode ser responsável por uma lista de presença.

  • Respeite o tempo do programação. Alguém tem que fazer o papel de zelar pelo tempo das atividades, ou isso pode por o evento a perder.

Pós-evento

  • é muito importante contar com pessoas para desmontar o evento e que isso não sobre na mão de um único organizador. Terminar o evento na hora ajuda muito, contar com participantes do próprio evento e com a equipe de organização também!

  • Envie mensagens de agradecimento, socialize as fotos, tutoriais, documentos e apresentações utilizadas e também socialize a experiência, como estamos fazendo aqui!:wink:

Veja algumas fotos do evento a seguir!

Um abraço e até o próximo!

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Que incrível, fera demais!! Agora precisamos replicar essas ideias no restante do país =D

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Lembrando que cada um encontra o seu modelo de evento…

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