Fórum da Aprendizagem Criativa

MediaMakers: aprendizagem criativa com mídia e narrativas digitais

Olá pessoal, trazendo para o novo site um tópico que começou a render uma boa discussão no grupo de email. Trabalho em uma escola do Rio e estamos estruturando uma área de Tecnologias Criativas englobando programação, fabricação e narrativas digitais. Considero essa terceira vertente do tripé muito importante, pois é uma parte essencial das novas formas de aprendizado mais ativas saber pesquisar, organizar e criar conteúdo, documentar o processo de aprendizado e apresentar seus conhecimentos para uma audiência real. Na nossa visão essa área engloba toda e qualquer forma de narrativa com ferramentas digitais, de apresentações interativas a sites, video móvel, animações, mapas interativos, linhas do tempo, infográficos dinâmicos e outras formas de contar histórias e apresentar conteúdo. E, pelo que vejo, as escolas brasileiras ainda precisam avançar muito nesse aspecto.

Esse trabalho de narrativas tem elementos de pesquisa, jornalismo, storytelling, UX, design; envolve apropriar-se de um conteúdo, escolher os aspectos relevantes para explicá-lo e o melhor formato para tal. Apesar de não gerar um artefato físico é mão na massa, colaborativo, tecnológico, multidisciplinar e absolutamente criativo.

Sou designer com experiência de muitos anos na área editorial (news design), e há dois anos participo de um grupo que visa formar mulheres para que trabalhem com ferramentas de ponta no jornalismo digital, através de mentoria e “mediathons”, o chicaspoderosas.org. Venho tentando montar um projeto para capacitar professores da educação básica nesse mesmo modelo, fazendo com que se apropriem dessas novas ferramentas.

A democratização da tecnologia é veloz. Vários softwares utilizados pelos profissionais de mídia são abertos e acessíveis, e cada vez mais existem recursos online simples e gratuitos para criação de conteúdo.

Convido os interessados em formar alunos-autores a trocar ideias por aqui.

Olá, Mariana!

Excelente temática! Também sou jornalista, atuo em formações profissionais e pesquisa digital literacy em contextos educativos.

Tenho lido sobre o tema e me esforço para conhecer as várias abordagens. Algumas mais ideológicas, como o currículo para formação em Mídia e Informação da UNESCO, imagino que todos conheçam. Outras, mais pragmáticas, com metodologias mais pontuais como oficinas ou programas de curta duração.

Um case que gostei e venho acompanhando “de longe” é a escola I do Code aqui de Florianópolis (http://www.idocode.com.br/).

Atuo mais com adultos, então a perspectiva de aplicação das narrativas digitais tende a ser mais instrumental (pelo menos no início). As poucas experiências que tive com a garotada, de ensino médio, foram muito positivas…destaco principalmente a facilidade destas crianças e adolescentes pensarem “fora da linearidade”. Algo que sinto mais dificuldade com adultos (professores, pedagogos etc).

Estou planejando uma formação de 30 para professores da educação básica (via Moodle) para o mês de abril. Pretendo lançar temáticas e orientar desenvolvimento de “peças” (prévias de objetos de aprendizagem). Para orientar as aulas pretendo disponibilizar lista de ferramentas gratuitas potenciais à transposição dos conteúdos do impresso ao digital. A turma tem professores e educadores de formações diversas, mas estou apostando nesta abordagem para incentivá-los a colocar a mão na massa e, num futuro próximo, envolverem seus alunos.

O que você acha? Aceito sugestões para construir essa lista.

Abraço!

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Olá, André.

Gostei muito da sua iniciativa. Faço doutorado em História, também formado em Artes Cênicas e completamente leigo nesta área, mas gostaria muito de começar. Tenho interesse em educação, arte e tecnologia. Mas ainda não sei por onde começar. Se tiver alguma sugestão?

Muito obrigado!

Olá, Mariana!

Achei ótima a sua ideia! Sou formado na área de educação e artes, mas ainda não atuo, faço doutorado em História na Rural. Mas estou muito interessado nestes conceitos para serem aplicados na educação, só ainda não sei por onde começar. Alguma sugestão?

Muito obrigado!

@Andre_Dala_Possa, que bom saber, quem sabe podemos colaborar! Estou preparando uma lista de ferramentas online para uso em sala de aula nas diversas etapas do fluxo de criação de artefatos digitais narrativos, da pesquisa à criação e finalização, e irei compartilhá-la aqui nos próximos dias.

@Max_Oliveira, vamos conversando por aqui, acho que essa lista de recursos será um bom começo.

Para quem não tem experiência em jornalismo e design e quer uma introdução, esse site com aulas online (em inglês) é um excelente recurso para começar a explorar #mediamaking na escola: https://teach.kqed.org/courses/. Há também uma comunidade de professores trocando ideias sobre o tema e postando trabalhos, como esta timeline colaborativa sobre a história da internet preparada por um professor italiano e sua turma. A ferramenta usada, Timeline JS, é a mesma utilizada por grandes jornais e parte de uma planilha Google simples.

Espero que gostem, abs

@mariana.ochs, gostei muito da ferramente Timeline JS. Estou aprendendo o scratch também, aos poucos começo a entender melhor a maneira como posso me inserir. Muito obrigado! Vamos conversando.

Olá André e demais, gostaria de deixar aqui um guia muito legal da KQED Teach sobre o desenvolvimento de mapas interativos – desde coisas muito básicas, como um MyMaps, até coisas um pouco mais complexas como a utilização de data sets públicos para gerar mapas interativos. Tudo muito possível para uso por professores e alunos e desenvolvimento de projetos. Veja aqui:

https://teach.kqed.org/course/making-interactive-maps-1

abs!

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