Fórum da Aprendizagem Criativa

Invenções criativas e científico-tecnológicas nas aulas de matemática? Prazer, projeto Mattics!

Nas novelas, os jovens sempre são retratados enfrentando problemas com algum conteúdo matemático. Os brasileiros apontaram Matemática como a mais complicada, sobretudo no início do Ensino Médio, quando aprofundam no currículo a álgebra e sua representante mais temida: a formalização de fórmulas e regularidades. O X da Matemática, portanto, parece ser a busca por um sentido em seu aprendizado. Que iniciativas têm surgido em prol de uma educação mais mão na massa, criativa e inovadora nas aulas de matemática para mudar esse resultado? Esqueça aquela velha associação de que sala de aula de matemática é sinônimo de modelos tradicionais de aprendizagem ou ações mecânicas que geram repulsa pelo fazer e saber matemática. Dialogamos (no vídeo) sobre as inovações do ensino e aprendizagem de matemática a partir do projeto Mattics, conhecer boas ideias e se inspirar nos resultados de transformação e nos caminhos de impacto com a construção de tecnologias de baixo custo à aprendizagem criativa de matemática para além da sala de aula. As ações do projeto Mattics se mostram simples, mas com um cuidado muito profundo. Afinal, não é só a formação do aluno ali envolvida quando se produz jogos digitais e dispositivos de robótica para o tratamento da doença de Parkinson, mas são ações que pensam no outro – que buscam ajudá-lo de alguma forma. As sessões de tratamento da doença, que tendem a continuar ao longo dos próximos anos, buscam ação estratégica mais ampla do que podemos entender por uma educação que não se reduza aos testes padronizados e que traga, de algum modo, contribuições científicas e efetivas à sociedade.

E aí, vamos juntos? Então, aperte o play! =)

2 Curtidas