Fórum da Aprendizagem Criativa

História do Logo (inglês)

Um relato interessante da história da criação do LOGO está disponível em:

Entender ambientes como o Scratch ou Snap! passa por entender a influência do Logo no design destas ferramentas.

Logo é mais do que uma linguagem de programação. É um ambiente de aprendizado em que as crianças exploram ideias matemáticas e criam projetos próprios. Foi a primeira linguagem de programação projetada explicitamente para crianças e foi inventada em 1966 por:

  • Seymour Papert
  • Wallace Feurzeig
  • Daniel Bobrow
  • Cynthia Solomon

no Bolt, Beranek e Newman, Inc. (BBN).

O design de Logo se baseia em duas arquiteturas teóricas:

  1. O construtivismo de Jean Piaget
  2. e uma pesquisa de inteligência artificial de Marvin Minsky no MIT.

Uma das ideias fundamentais do Logo foi que as crianças devem ter um ambiente de programação capaz de potencializar seu aprendizado.

No nível mais técnico, é interessante ver como a influência do Early Lisp (matemática simbólica, funções recursivas, escopo dinâmico, estruturas de dados, etc) influenciou nas decisões da linguagem.

É indiscutível que o Logo se tornou um símbolo da mudança do ensino, resignificando o papel do “computador” como ferramenta para uma novas formas de ensino e aprendizagem.

É uma ótima fonte de inspiração.

Nos mostra o poder das ideias e nos da forças :muscle:, mesmo após 54 do seu lançamento, para garantir que todos tenham acesso a oportunidades que Seymour et all sonharam.

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