Boa noite a todos os participantes!
Cristiana Candido da Silva
EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Junior
DRE Ipiranga
Disponibilizo minha atividade de Aprendizagem Criativa de Geometria por meio de Obras Cubistas para compartilhamento. No entanto, há algumas perguntas que responderei durante a execução da atividade porque somente desenvolverei com os alunos a partir do 3º bimestre. Preciso definir melhor as etapas , buscar mais parcerias e colocar a mão na massa junto com os educandos. Para isso pretendo ler novamente os textos do curso e seguir os passos de uma maneira descontraída e didática.
Roteiro para a Definição de Projetos e Atividades de Aprendizagem Criativa
Use as questões abaixo para propor o projeto que consolida a sua participação e envolvimento com a formação Conectando Escolas e Fab Labs Livres da cidade de São Paulo.
Dados Gerais
Nome do projeto ou atividade: Aprendizagem Criativa de Geometria por Meio de Obras
Cubistas
Autores (nome, email e instituição): Cristiana Candido da Silva, candidoc246@gmail.com
EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento- Gonzaguinha
Público alvo (selecione todas as opções que fizerem sentido):
[ ] Alunos da Educação Infantil (0-5 anos)
[x ] Alunos do Fundamental 1 (6-10 anos)
[ ] Alunos do Fundamental 2 (11-14 anos)
[ ] Alunos do Ensino Médio (15-18 anos)
[ ] Alunos do Ensino Técnico
[ x] Professores da Escola [ x] Coordenadores Pedagógicos
[x ] Diretor da Escola [ ] Funcionários da Escola
[ ] Outro:
Faixa etária:
Alunos com 10 anos de idade.
Descrição. O que os participantes irão fazer, e por que farão isso?
Durante as minhas aulas de docência compartilhada observei a grande dificuldade dos
alunos em relação à Matemática, apesar de apresentarem conhecimentos de vida nas mais diversas áreas do seu cotidiano, especialmente nessa disciplina. Além disso, visualizei sua capacidade de utilizar esse conhecimento para interagir socialmente, embora, muitas vezes,não possuam o conhecimento escolar sistematizado. Também percebi pouco interesse pela Arte e o Inglês, e um desprezo pela Matemática. Assim, pensei em uma proposta de atividade que unisse Arte, Matemática e Inglês para possibilitar novas formas de acesso ao conhecimento por meio de artes cubistas que retratem a Geometria. Diante dessa
possibilidade, a atividade tem como objetivo geral identificar de que forma o estudo do movimento cubista poderia contribuir na aprendizagem significativa da Geometria.
Estrategicamente, será realizada uma atividade introdutória que lhes possibilite uma visão mais ampla sobre o assunto que será estudado. Primeiramente, mediante a exposição do quadro “O mamoeiro” de Tarsila do Amaral, solicitarei que façam a leitura e identifiquem formas geométricas na obra. Em seguida, apresentarei alguns sólidos geométricos prontos para que se familiarizem com eles: cubo, cilindro, pirâmide, cone, esfera, entre outros. E posteriormente, identifiquem, na obra de arte, figuras que remetam a esses sólidos geométricos. Após essas atividades iniciais ocorrerá, em sala de aula, a intervenção a partir das obras de artes do movimento cubista, confeccionadas em banners e impressas em folhas A4. Na sequência, serão expostas revistas, figuras, objetos e obras de arte de Tarsila do Amaral, Pablo Picasso e Romero Britto e será solicitado que encontrem semelhanças entre elas.
Aspectos Educacionais
Produtos. O que você espera que os alunos criem/escrevam/produzam/construam como parte do projeto?
Os alunos irão construir formas geométricas sólidas e planas com materiais alternativos. Na
atividade prática serão desenvolvidos os conteúdos de Geometria espaço e forma (figuras planas, sólidos geométricos e dimensão) utilizando as obras dos artistas cubistas.
Ao final, cada aluno irá expor sua produção e comentar.
Conteúdo curricular. Liste os principais tópicos, conceitos e ideias a serem explorados, indicando eventuais relações com o currículo formal.
Os alunos serão instigados a refletir sobre a ligação existente entre a Matemática e Arte por meio da classificação e comparação das formas geométricas. E depois irão aprender a escrever em Inglês. A partir desses conceitos prévios serão explanados os conceitos de figuras planas e sólidos geométricos, como o cilindro, esfera, cubo, pirâmide e paralelepípedo.
Na arte, pode-se explorar vários aspectos da Matemática por exemplo: ponto, segmentos de retas, vértice e figuras geométricas, como triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, círculo e outros.
Habilidades e atitudes. Quais as principais habilidades e atitudes que serão desenvolvidas?
A vivência durante a atividade de aprendizagem criativa irá estimular o aluno a aprender Matemática de uma forma criativa e vivenciar a transmissão do conhecimento de forma de maneira clara e objetiva. Irá desenvolver diversos domínios de inteligência, a habilidade para enxergar o que está sendo exposto, lidando com a imprevisibilidade e responder de forma adequada através de sua participação ativa. A atividade oferece oportunidade de uma aprendizagem enriquecedora e otimiza as habilidades de observação e competências cognitivas do aluno em pontos que ainda não estavam sendo desenvolvidos. Atitudes positivas e de cooperação.
Interesse dos estudantes. Quais estratégias você pretende adotar para que o projeto reflita os interesses e motivações dos estudantes?
Promover a organização de grupos de estudo e o incentivo à atividade; organizar oficinas para conduzir as práticas; Integrar outros profissionais; Oferecer oportunidades para expansão da atividade e oferecer suporte e apoio ao aluno.
Colaboração e compartilhamento. Como o projeto incentiva a interação social e a expressão individual? Ele será individual, colaborativo, cooperativo, ou livre? Como as ideias e os produtos do projeto serão compartilhadas durante e ao final da atividade?
O projeto incentiva a interação social através de uma aprendizagem significativa e cooperativa. O produto do projeto será compartilhado por meio das experiências coletivas dos alunos dentro do engajamento da atividade educacional com o objetivo de aprofundar o aprendizado do educando sobre o tema.
Exploração livre. Como o projeto incentiva a exploração livre das ideias, materiais e
ferramentas envolvidos? Os aprendizes terão tempo suficiente para explorarem múltiplos
caminhos? O projeto traz algum elemento de surpresa ou fantasia que dispare a imaginação?
O projeto incentiva a exploração livre através das inteligências múltiplas porque cada aluno têm potenciais intelectuais em níveis diferenciados, com combinações exclusivas, que lhes permitem mobilizar-se e conectar-se de acordo com suas próprias inclinações, desenvolvidas pelas preferências culturais. A manifestação desses potenciais, depende dos estímulos que os alunos recebem e das oportunidades de explorá-los.
Reflexão. Como o projeto incentiva aprendizes e facilitadores a tomar consciência e a refletir sobre o que está sendo aprendido? Como ele incentiva o desenvolvimento crítico e interativo do produto?
O projeto incentiva aprendizes a tomar consciência e a refletir sobre o que está sendo aprendido por meio de experiências divertidas, ou seja, testar coisas novas, manipular diferentes materiais, testar limites, assumir desafios, repetir algo muitas vezes.
Registro. Que tipos de registros serão criados? Como você pretende documentar as etapas e os achados do projeto. Para quê?
As etapas serão observadas e descritas objetivamente. Farei sempre um registro formal da atividade mediante relatório ,filmagem e fotos.
Aspectos Logísticos
Implementação. Descreva as etapas e os principais marcos da condução do projeto.
ENCONTROS DAS ATIVIDADES
1 Conversa informal com os alunos e pedido de autorização para sair com os alunos e veiculação de imagem.
2 Aplicação da atividade diagnóstica.
3 Atividade introdutória (organizadores prévios).
4 Estudo da história do movimento cubista e a relação que esta tem com a matemática. Colagem de recortes de revistas.
5 Identificação e nomeação das figuras geométricas planas e espaciais. (Mamoeiro, de Tarsila do Amaral).
6 Atividade em grupo de montar e desmontar sólidos geométricos, relacionando-os com as figuras presentes na obra Calmaria II e objetos do dia a dia.
7 Construção dos sólidos geométricos.
8 Classificação dos poliedros e seus elementos. 9 Estudo, medição dos ângulos e classificação da posição relativa entre dois segmentos de retas com a obra Borboleta Azul, de Romero Britto.
9 Autoavaliação: Relatos das dificuldades e aprendizagens desenvolvidas ao longo do processo da prática.
10 Verificação se a proposta foi potencialmente significativa.
Materiais e ferramentas necessários. O que os aprendizes irão usar na implementação das suas criações? Liste todos os materiais e ferramentas que são utilizados no projeto. Inclua computadores e softwares, se for o caso. Agrupe materiais similares na mesma linha.
Disposição do Espaço. Como deverá ser organizado o ambiente em que trabalharão e que tipo de elementos físicos (decorações, móveis, disposição dos materiais, exemplos, etc.) deverão ser considerados para facilitar as ações e interações da atividade?
Estratégias e dicas de facilitação. Descreva os aspectos importantes a serem considerados durante a condução ou facilitação do projeto, e dicas que podem ser úteis a outros educadores. Como você ajuda os aprendizes a terem ideias próprias, a seguirem seus próprios caminhos, e tomarem consciência de seu próprio aprendizado? Para efetivamente cumprir com a função educacional, a atividade irá contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso dos alunos, deverei seguir alguns procedimentos pedagógicos levando-se em conta: Inclusão, Diversificação, Cooperação e Autonomia.
Parcerias. Que outros grupos e organizações estão envolvidos no projeto? Quais os papéis de cada um? Como você chegou até eles?
Como você pode ter certeza de que os objetivos educacionais listados acima estão sendo alcançados? Como irá avaliá-los?
Conteúdo curricular (grandes ideias, conceitos, tópicos curriculares, etc.)
A avaliação será solicitada mediante as produções dos alunos utilizando a técnica cubista no Fablab do CEU Heliópolis. (produto final)
Habilidades e atitudes (multiletramentos, pensamento crítico e criativo, autoconhecimento e projeto de vida, sociabilidade e participação)
Informações Adicionais
Desenvolvimento da proposta. Você já testou esta proposta em algum lugar? Onde e como você pretende testá-la?
Sugestões para replicação e adaptação
Links com mais informações sobre o projeto Referências. Listar artigos, livros, páginas web e outras referências que serviriam para inspirar, embasar e/ou complementar o projeto.
AUSUBEL, David P. A psicologia da aprendizagem verbal significativa. Learning. Nova York: Grune & Stratton, 1963. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1. ed. Lisboa: Paralelo Editora, 2003.
AUSUBEL, David P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Trad. Eva Nick. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BRASIL.
Parâmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília, DF: MEC; SEF, 1998.
Proposta curricular para o Fundamental I: segundo Fundamental: 1o a 5o ano. Brasília, 2002. V. 3.
MATOS, J. F. Matemática, educação e desenvolvimento social – questionando mitos que sustentam opções atuais em desenvolvimento curricular em matemática. In: Dimensão sócio-política da educação matemática. Lisboa: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2007.