Olá, colegas. Tudo bem? Resolvi criar esse tópico para aglutinar questões envolvendo ensino de história, geografia, sociologia e filosofia com a aprendizagem criativa… E aí?!? Alguém tem alguma experiência para compartilhar? Obrigado.
Olá! Estou fazendo meu mestrado sobre aprendizagem criativa na geografia. Posso te mandar alguns materiais por e-mail sobre o que estou desenvolvendo. Apenas não coloco aqui, pois ainda não defendi o mestrado. Abs,
Olá, @Guile. Que bacana. Estou torcendo para que você termine a dissertação e eu possa ler. Se puder mandar alguns materiais para o meu email é emyhistoria@gmail.com Obrigado!
Olá, @mfmarini. Tenho interesse em conversar sobre o tema, mas ainda estou inciando nessa área. Minhas pesquisas (mestrado e doutorado) não foram em aprendizagem criativa. Penso que @Guile tem mais para contribuir, mas estou à disposição. Valeu!
Oi Guile… também gostasse receber suas dicas!
Na torcida para subtema sua defesa!
Grande abraço
fabianeeco@hotmail.com
Oi pessoal, que bacana a iniciativa.
Sou professora de História do fundamental II numa rede municipal e tenho experimentado coisas com tablets e chromebooks. Monto um projeto por bimestre, separo as fontes, algumas narrativas de fatos disponiveis em videos, crio alguns infográficos e jogo ideias pra puxar reflexões.
Os resultados são surpreendentes, ando bem contente.
Até aluno autista debatendo Cangaço, se era banditismo ou não, se havia autoritarismo ou não, sem que eu JAMAIS tivesse usado esta palavra em sala…
Você percebe potência na molecada, mas uma potência pouco acessada com giz e lousa.
Enfim, sinto muita falta de espaços virtuais para amparar a construção destes projetos, deste passo a passo. Tudo que encontro é rico em material para matemática, ciências e, no máximo, linguagens…
Se alguém tiver dicas, super aceito.
marciasantos@se-pmmc.com.br
Forte abraço!
Olá, @marshacunha.
Que trabalho bacana. Acho que temos muito para aprender a com a sua experiência. Fiquei muito curioso para saber como funciona no dia a dia. Também sou professor de história (fundamenta e médio) e tenho tido muita dificuldade para montar um curso todo com aprendizagem criativa… Não gosto muito do “dia da aula diferente”, mas ainda não consegui sair disso. Quero tornar práticas (como as citadas por você) em algo cotidiano. Como você faz?
Ultimamente tenho pensando em transformar minhas salas em ambientes de produção de “materiais didáticos”, produzidos pelos estudantes, em um “micromundo” (Papert, 2008) propício para isso, mas tenho muitas dúvidas… Condições materias da escola (estadual, rural), aceitação da comunidade escolar…
E os outros colegas (@Guile, @mfmarini, @FABIANEPROF). Alguma ideia?
Obrigado.
Pessoal, acho que temos massa crítica para começarmos a conversar sobre esse assunto em um grupo de discussão. Isso pode ocorrer aqui no Fórum e em um grupo de Whatsapp que acabo de criar.
Segue o link para participar do grupo: https://chat.whatsapp.com/DsGzpxzZCYl41RuBVVGYfP
Um abraço,