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Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil

Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil se propõe a identificar iniciativas e projetos que garantam direitos educacionais a essas populações.

O trabalho tem por intuito construir um mapa de referências de práticas, iniciativas, políticas, programas e projetos no campo da educação, implementados por governos ou organizações sociais, direcionados à população do campo, de fronteira, indígenas e quilombolas, dedicando especial atenção às metodologias interessadas no desenvolvimento integral da criança.

A pesquisa previu, em todas as suas etapas, o diálogo com organizações representativas das populações pesquisadas, além de contar com oito pesquisadoras originárias dos grupos estudados ou integrantes de suas redes.

Nessa pesquisa, entendemos que o estudo da realidade deva ter a prática social como ponto de partida. Isso significa partir da problemática concreta, de suas necessidades, do conhecimento que já se possui sobre determinado tema e do nível de consciência do grupo. A prática social é composta por elementos objetivos e subjetivos, não é homogênea e, sim, contraditória. A colaboração com os atores beneficiados buscou, desse modo, definir, com base nos contextos múltiplos, o universo e o escopo dos temas e das experiências aprofundados pela pesquisa.

Acesse o mapa aqui: http://praticaseducativas.org.br/_site/index.html