Fórum da Aprendizagem Criativa

Educação contemporânea na Austrália

Oi pessoal, meu nome é Estêvão, moro na Austrália há 2 anos e acabei de ser contratado como monitor de um Makerspace em uma escola daqui.

  1. Primeiramente gostaria de dizer que não tenho formação pedagógica, sou designer de formação, então não sou muito familiar com vários aspectos da licenciatura, acabei entrando no universo da educação através de oportunidades de trabalho, mas acho que é essa a mistura que buscamos nessa nova forma de educar, certo?
    Já trabalhei por 2 anos como técnico de laboratório no Fab Lab Livre SP. E finalmente depois de 2 anos no exterior consegui um emprego (próximo) da minha área.

  2. Na Austrália podemos dividir as escolas em 3 categorias: Públicas (tem uma estrutura mais simples, são de graça, é comum encontrar atividades extracurriculares pagas utilizando o espaço destas escolas); Católicas (são pagas mas acessíveis, tem estrutura melhor, ensinam religião mas nada ortodoxo); Particulares (são pagas, costumam ser repletas de atividades extracurriculares, com Makerspaces).

  3. Ainda estou entendendo o currículo daqui mas já percebi que Tecnologia é uma disciplina do currículo com a mesma carga horária que Matemática, por exemplo (pelo menos na escola onde estou).

  4. A escola onde trabalho hoje é uma escola católica muito nova, foi fundada há apenas 3 anos. Também cheguei a conhecer algumas outras escolas num breve período em que trabalhei dando aulas de programação em atividade extracurricular, e posso dizer que esta escola onde estou agora é realmente vanguarda/construtivista/fora-da-caixinha, pra começar porque a sala de aula se parece com tudo, menos um retângulo com lousa na frente e carteiras enfileiradas.

  5. A Austrália é um país muito regulamentado, precisa de licença pra tudo aqui, desde trabalhar vendendo álcool no bar à operar uma empilhadeira, por isso mesmo não sou contratado como professor e sim assistente de Makerspace.

Enfim, vim aqui pra me oferecer pra trocar ideias e experiências com vocês.
Gostaria de ouvir um pouco da experiência de alguém que também entrou na educação pelo caminho contrário da pedagogia. Me mandem aí recomendações de tópicos do fórum e indicações de livros. Estou aos poucos estudando sobre educação e gostando da área. Até já li meu primeiro livro sobre Piaget, ahauahu.

Abraços!

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Bom dia Estêvão!

Que história maravilhosa a sua.

Com que faixa etária você trabalhará?

Posso contribuir com a indicação de alguns livros e sites.

Como as crianças aprendem - Paul Tough
Cérebro Adolescente - Daniel Siegel


https://www.youtube.com/channel/UCq9GlTAdZK9Jl6UQLaIw7fw

Espero que ajude

Forte abraço.

Adriana

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Oi Estêvão.

Sou a Ana, acho que você foi técnico da Vila Itororó, assim como eu.
Atualmente trabalho na área de tecnologia educacional no colégio Mackenzie.

Acho que podemos trocar umas figurinhas hahahah

Olá Estevão.

Também entrei para a docência por outros caminhos, há 28 anos …
Estava cursando Microinformática em 1992 e fui convidado a ministrar aulas no curso. De lá pra cá não parei mais … sempre em cursos técnicos até 2017, passando por diferentes colégios e pelo Senac MG …
Em 2018 tive a oportunidade de apresentar um projeto onde minhas filhas estudam, e iniciei as aulas de Iniciação à Lógica de Programação e Robótica para crianças de 7 a 12 anos. Aqui também são aulas extracurriculares, porém a carga horária ainda é reduzida e opcional aos alunos.
Utilizo o Scratch e também alguns projetos básicos com Arduino.
Tem sido bem bacana o trabalho com as crianças.

Abraços.

Pedro Cassella

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Olá Estêvão

Sou Professor da Biologia ficaria feliz em conversar com vc para trocarmos experiência, gostaria muito de saber com o que as escolas do primeiro mundo estão trabalhando em termos educacionais. Poderíamos conversar via skype?

Um abraço

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Olá Estevão
Que experiência a sua heim, na verdade me resta te parabenizar pelo que está vivenciando e lamentar que aqui no Brasil a educação ainda está na época “da pedra polida”. País sem educação jamais se desenvolverá.
Continue nos contando por favor, é bom saber.
Parabéns

Olá Estevão, muito bom saber dessas experiências.
Vou te indicar o site acervo da professora Edméa Santos, ela trabalha com a educação oline, mas é tem muito de educação para que você possa fazer a relação com o que ensina.

http://www.edmeasantos.pro.br/

Muitos livros em pdf. e indicações de outros autores.
Eu sou Fernanda, orientanda da professora Edméa, minha pesquisa gira em torno do pensamento computacional com professores numa perspectiva de pesquisa-formação na cibercultura. Se puder me ajudar com dicas da sua prática tmb agradeço.
Se puder se inscreva no meu canal, só tem um video por enquanto, pois antes eu tinha tudo de maneira ministurada pessoal e profissional e agora vou dividir melhor isso.
https://www.youtube.com/channel/UCuMyitSCjqHucv9q29EB86g?view_as=subscriber

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Eeeita, sou eu mesmo. Em que período vc trabalhou em Itororó.

Add eu lá no Linkedin https://www.linkedin.com/in/pessotta/

Oi Ademar. Ainda estou me familiarizando com o currículo daqui, mas podemos conversar por Skype: estevaopessotta@hotmail.com

Oi Estêvão,

Parabéns pelo novo cargo! Que excelente iniciativa de migrar para a educação maker. Tenho interesse em manter contato contigo, já morei na Austrália por um ano, estudava marketing e trabalhava com nanny, então minha paixão por trabalhar com crianças e posteriormente pela educação nasceu aí. Hoje leciono numa escola bilíngue e estudo sobre metodologias ativas, dentre elas a cultura maker. Posso compartilhar contigo o material da pós graduação e mostrar exemplos de atividades que já desenvolvi no Makerspace da minha cidade.
Já te adicionei no Linkedin e te envio meu email por aqui: tai.mottaa@gmail.com.

Boa sorte na nova jornada!

Abraços!

Oi Estevão, eu tb fui parar na educação pelo caminho da saúde. Atuava na área da enfermagem em projetos de prevenção às drogas e redução de danos. Tudo com oficinas artísticas, mão na massa em ONGS…através de um livro…o futuro da humanidade fiz a faculdade de pedagogia…pq entendi que a educação é libertadora. Se sua escola atende educação infantil e crianças eu indico o livro: As cem linguagens das crianças.

Puxa Estevão, muito bacana a sua experiência. Muito obrigada por compartilhar. Eu sou professora da rede municipal de São Paulo e tenho pesquisado sobre educação contemporânea para ressignificar minha prática pedagógica. Quero muito aprender com todos deste grupo fantástico. Fiquei muito interessada sobre a sala de aula na Austrália. Quando possível, você pode falar um pouco mais a respeito e se puder enviar alguma foto. Tenho pesquisado sobre construção de espaços inovadores pensando no retorno presencial, que aqui em São Paulo não temos a menor ideia de quando será. Abraços

Esqueci de mencionar indicação de livros: Mentalidades matemáticas da Jo Boaler, uma pesquisadora sobre novas propostas para o ensino da matemática. Revolucionária.

Oi pessoal. Acabei de cumprir meu primeiro trimestre -school term- na escola e já começo a entender melhor a base curricular do país.

Vou deixar aqui um link e informações para quem quiser dar uma estudada no currículo da Austrália.

Primeiramente, a Austrália é uma federação com maior independência entre os Estados. Então a base curricular (Syllabus) que estou apresentando é a de Nova Gales do Sul - New South Wales - NSW - o estado mais populoso cuja capital é Sydney.
https://educationstandards.nsw.edu.au/wps/portal/nesa/home

As séries aqui são chamadas de years (1ª série = year 1, 9ª série = year 9)
O ensino fundamental vai do year 1 ao year 10, e o que seria o ensino médio no Brasil - quando ocorre o desmembramento de ciências em Biologia, Quimica e Física - são os 2 últimos anos: year 10 e year 11. É bem semelhante ao sistema estadunidense.

É notável a diferença no currículo aqui: Depois de Inglês, Matemática e Ciências,
Tecnologia é uma disciplina básica onde se aprende entre outras coisas o conceito de Design Thinking,
temos Human Society and Its Environment HSIE onde se encontra Geografia, História e outros.
temos Creative Arts, com uma imensa variedade de optativas,
temos Personal Development, Health and Physical Education PDHPE que é basicamente educação física,
Vocational Education and Training VET, já não é mais educação básica, são cursos profissionalizantes.

Vocês podem notar também que desde o ensino fundamental já existem disciplinas optativas além do obrigatório.

O currículo oficial é bem impressionante, mas antes que bata aquela síndrome de vira-lata, lhes aviso que na prática as escolas não costumam ter todas estas optativas, o que realmente oferecem é bem mais enxuto que isso.

Mas eu também preciso ser honesto aqui, estou comparando o currículo Australiano com a minha experiência própria de escola privada do interior de SP de 20 anos atrás, não estou por dentro de atualizações do currículo brasileiro.

Pandemia Covid19
No estado de NSW tudo está funcionando praticamente de forma normal, uma série de pequenas restrições estão impostas para o funcionamento de estabelecimentos, escolas, no entanto, continuam com funcionamento normal.
Se alguém aí acompanha as notícias deve saber que esta situação só se aplica ao meu estado pois o estado de Victoria, ao sul, está se reabrindo novamente de uma pesada quarentena após um surto que atingiu a região nos últimos 2 meses, gerando uma segunda onda de casos pior que a primeira no país.

Estou agora curtindo minhas duas semanas de School Holiday, antes do último trimestre - term - , quando a 8ª série aqui vai desenvolver pela primeira vez seus projetos de livre escolha utilizando o Makerspace, ou seja, muito trabalho me aguarda. :sweat_smile:

Abraços!
Estêvão Pessotta