Fórum da Aprendizagem Criativa

Divulgue seu projeto em As Coisas Mais Criativas do Mundo

A Rede Brasileira de Criatividade (RBC), entidade sem fins lucrativos que tem como propósito promover a criatividade para transformar a vida das pessoas, o país e o mundo, parabeniza todos os participantes da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, vocês realizam um excelente trabalho, e desejamos que aceitem nosso convite para enviarem conteúdos, matérias, fotos, imagens, informações e vídeos de até 1 minuto explicando a história da concepção de seus projetos inovadores, cursos, eventos, oficinas, palestras, seminários e workshops, ou a curadoria de estudos e projetos de terceiros que vocês julguem relevantes para publicarmos em nosso portal https://ascoisasmaiscriativasdomundo.catracalivre.com.br/brasil/

Conforme combinamos com o Leo Burd em conversa na Campus Party 2018, nosso objetivo é promover a Criatividade, divulgando e impulsionando atividades e projetos que se utilizem dela, colaborando para que iniciativas criativas sejam conhecidas, conectadas, viabilizadas e utilizadas pelo maior número possível de pessoas, por favor, enviem material para o email ricardo.zanotta@redebrasileiradecriatividade.com,
O portal tem hoje uma boa audiência, 400 mil usuários únicos\ mês no site e 549 mil seguidores no Facebook
Aguardamos por vocês,
Atenciosamente
Ricardo Sampaio Zanotta
Coordenador executivo
Rede Brasileira de Criatividade
tel.: +55 11 38473552
cel.: +55 11 994340511

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Ricardo, bom dia.

Meu nome é Tania, trabalho na Coordenadoria de Educação do SESI em Santa Catarina. Compartilho com a rede brasileira de criatividade informações acerca do Projeto Espaço de Educação Maker, desenvolvido pela equipe de educação.
A Rede de Educação Básica e Continuada do SESI em Santa Catarina/Brasil está voltada para o Desenvolvimento Humano e orientada para o Mundo do Trabalho. Desafiado pelas novas condições do mundo contemporâneo (acesso à Tecnologia, aplicação do conhecimento em situações novas e reais, novas profissões, entre outros), o SESI iniciou um projeto de educação com vistas a estruturar novos espaços educativos.
Inspirados nas tendências e movimentos contemporâneos, como a educação STEAM, o Movimento Maker, os Fab Labs, a Gamificação e a Indústria 4.0, esses novos espaços, denominados de Espaço de Educação Maker, foram pedagogicamente e arquitetonicamente planejados para desenvolverem competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas, além das habilidades socioemocionais, de crianças e jovens. Nesses espaços são disponibilizados, aos estudantes, recursos, dos mais simples aos mais sofisticados, para experimentos e aprendizagens.
Os Espaços de Educação Maker do SESI são ambientes de aprendizagens ativas, com atividades mão na massa, onde os facilitadores recorrem as metodologias baseadas em investigação, desenvolvimento de projetos e resolução de problemas e os estudantes discutem, explicam e testam suas ideias e colaboram mutuamente na resolução de problemas reais.

A proposta metodológica, estruturada pela coordenadoria de educação do SESI SC, visa promover o desenvolvimento das competências do século 21 (Resolução de problemas complexos, Pensamento crítico, Criatividade, Gestão de pessoas, Capacidade de coordenar as próprias ações com as ações de outras pessoas, Inteligência emocional, Tomada de decisão e discernimento, Orientação para o serviço, Negociação e Flexibilidade cognitiva) necessárias, inclusive, ao ingresso dos jovens, num futuro muito próximo, no mundo do trabalho.
Os projetos e atividades são desenvolvidas em quatro áreas de conhecimento (linguagem, matemática, ciências e tecnologia) por meio de 4 oficinas (Comunicação & Mídias, Tecnologia & Robótica, Matemática, Ciências). Nas oficinas as atividades são “mão na massa”, isto significa praticar a teoria, adquirida como conhecimento tácito ou explícito, como embasamento para suas ações. Os estudantes pesquisam, decidem como fazer, escolhem os recursos adequados para seus experimentos, constroem, experimentam, erram, refazem, acertam, avaliam, registram o itinerário percorrido e apresentam.
As atividades são desenvolvidas em equipes, ou seja, o trabalho é colaborativo. O SESI compreende que o trabalho colaborativo, no âmbito da educação, estimula a criatividade e desenvolve a empatia, além de obedecer a princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, situando o estudante no centro de seu processo de aprendizado. A abordagem metodológica inclui, também, a resolução de desafios e de como encontrar maneiras para fazer algo útil para ele próprio, para sua comunidade e para a sociedade.
O primeiro Espaço de Educação Maker foi entregue em março de 2017 e, seguido de 6 novos espaços. Em 2018, o SESI SC segue com o propósito de implantar novos espaços de Educação Maker.
O SESI intenta contribuir com a mudança de paradigma da educação tradicional para a educação maker, cujo olhar sobre o processo de construção do conhecimento é essencial para a aprendizagem significativa, contextualizada, criativa e inovadora.

Te encaminhei, via e-mail, dois vídeos.

Att.