Fórum da Aprendizagem Criativa

Coleção de projetos integradores para o ensino médio

Olá, pessoal, tudo bem?

Queria compartilhar com vocês essa coleção de projetos integradores para o ensino médio que acabou de ser lançada. Foi editada pela Boreal Edições e a Carol, minha sócia e parceira na Fagulha, é uma das coautoras. Além do projeto gráfico, colaboramos com alguns textos e experimentos com jogos. Abaixo há descrição da coleção e do contepudo de cada volume. E ao final há um link para baixar gratuitamente o manual do professor. Para conhecer mais basta acessar a página da coleção clicando aqui.

Espero que gostem!
Abraços!
Gabriel

Coleção Experimentar, Refletir e Comunicar

Cada um dos 6 volumes contribui para o desenvolvimento de uma das seis competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas previstas na BNCC. Assim, os projetos foram formulados de maneira a apoiar os professores de Filosofia, História, Geografia e Ciências Sociais (Sociologia) na construção de situações de ensino e aprendizagem articuladas em torno de quatro temas integradores: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), protagonismo juvenil, midiaeducação e mediação de conflitos.

Você é o que você “joga fora”

Tema: STEAM

Este projeto propõe o uso da comunicação para deixar explícito para as pessoas tudo que envolve a produção de um objeto industrial. Milhões de pessoas, todos os dias, compram água engarrafada. Será que elas conhecem tudo que está em jogo na produção de uma garrafa plástica?

Ter emprego dá trabalho

Tema: Protagonismo juvenil

O desafio de inserção no mercado de trabalho está presente na vida de jovens em todo o mundo e pode ser enfrentado com autoconhecimento e informações sobre distintas maneiras de trocar sua força de trabalho por rendimento.

O que os dados dizem sobre você?

Tema: Midiaeducação

Quando utilizamos a internet, nossa movimentação deixa rastros. Apesar de não ser possível evitar completamente a coleta de dados, é preciso conhecer como ela ocorre para ter consciência das possibilidades de minimizar a oferta de dados e participar do debate sobre como o Estado formula regras de uso desses dados.

Conflitos, embates e pontos de vista

Tema: Mediação de Conflitos

Frequentemente as brigas nos alertam para os conflitos, mas há sempre outros conflitos, muitas vezes invisíveis, criando empecilhos na vida das pessoas. Este volume pretende proporcionar atividades interessantes e significativas para que o estudante possa aprofundar seu olhar a respeito de como surgem os conflitos e, assim, possa atuar para torná-los visíveis e buscar soluções para mediá-los.

Existe crença na ciência?

Tema: Midiaeducação

Lidar com a circulação intensa de informações pede que saibamos “separar o joio do trigo”, não? Explorar alguns elementos fundamentais do conhecimento científico pode ajudar a reconhecer, nos textos que chegam até nós, informações falsas e refutadas pela ciência.

Você escolhe ou escolhem por você?

Tema: Protagonismo Juvenil

As redes das quais fazemos parte não são sempre evidentes para cada um de nós e, muitas vezes, elas são a principal razão para as escolhas que fazemos no consumo de produtos culturais, por exemplo. Nós escutamos realmente o que queremos e aquilo de que gostamos ou o que chega até nós vem por meio de fluxos controlados por empresas e por nossa visão de mundo?

Manual do professor

O manual do Professor apresenta cada projeto de forma comentada, explicitando os objetivos de aprendizagem pretendidos, as competências específicas a serem desenvolvidas, experimentações propostas, sugerindo a aplicação por etapas atividades e tempo de duração. Também fornece textos complementares de apoio. Clique aqui para baixar