Fórum da Aprendizagem Criativa

Chamada para expositores: 1o Festival de Invenção e Criatividade (21-23/3 na USP)

Atenção! Atenção!

Já estão abertas as inscrições para todos os educadores mão na massa – sejam eles artistas, fazedores, makers, oficineiros, inventores e tudo o mais – que quiserem apresentar o seu trabalho no 1o Festival de Invenção e Criatividade (FIC).

O FIC (www.ficmaker.org.br) é uma grande celebração do espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. Nele, crianças, jovens, seus familiares e educadores terão a oportunidade de explorar materiais e tecnologias high e low tech, participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída.

A primeira edição do Festival de Invenção e Criatividade ocorrerá na POLI-USP, em conjunto com a FEBRACE 2017 - 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - entre os dias 21 e 23 de março, com visitação aberta e gratuita.

As inscrições para exposição na mostra interativa irão até o dia 17 de fevereiro. Para maiores informações, clique aqui.

O Festival de Invenção e Criatividade é uma iniciativa colaborativa da Fundação Lemann, do MIT Media Lab, da Stanford University, e do CITI/USP.

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Oi, gente!

Por favor, divulguem a quem possa interessar!

Estamos procurando boas atividades de aprendizagem criativa para mostrar no Festival de Invenção e Criatividade (http://ficmaker.org.br/). Vocês já se candidataram?

A mostra interativa do FIC funcionará como uma maker faire para educadores. Esperamos criar um evento dinâmico no qual todos tenham a oportunidade de vivenciar experiências, trocar ideias, e conhecer ferramentas que incentivem práticas educacionais mais lúdicas, significativas, colaborativas e mão-na-massa.

A sua participação é super importante!

As inscrições para a mostra irão até o dia 17 de fevereiro. Para maiores informações, consultar http://ficmaker.org.br/#join

Caso estejam pensando em participar, favor me avisar, ok?

Abraço e boa sorte para todos,

Leo

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Bom dia Leo, tudo bem?

Como solicitado, informo que irei participar, juntamente com uma equipe do
FabLab Livre de SP. Estamos escrevendo o artigo/projeto para enviar ao
evento. Será um jogo (de futebol) para ensinar probabilidade e estatística.
Para o evento, planejamos levar o jogo construído.

Abraços

Atenciosamente

Éliton M. Moura

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Muito bom! Estarei lá para acompanhar.

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Boa tarde!
Sou do Objetivo Sorocaba e ano passado montamos um Makerspace. Gostaríamos muito de participar da mostra interativa, você poderia me dar maiores informações do formato?
No site não encontrei detalhes de como o projeto deverá ser exposto.
Obrigada!

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@KarinB
Este Makerspace, foi iniciativa do Objetivo em Sorocaba?

Euclides.

OLA fiz uma inscrição para Proposta de Atividade e outra para Submissão de
proposta e confesso que não entendi bem a diferença entre os 2 formatos.
Abraços Quero muito desenvolver algo aqui no Rio de Janeiro; abraços

@Euclides, sim! Em 2015 montamos o Portal de Invenções e ano passado trouxemos a tecnologia e eletrônica para o espaço.

Conheça nosso espaço:
(https://www.youtube.com/watch?v=jP51AWb-E_s)

Se quiser fazer uma visita será um prazer recebê-lo.

Ola, boa noite!
Sou o professor Bruno Ricardo, professor da rede pública de ensino, e só hoje soube do seu projeto, tenho o interesse de apresentar o que tenho feito, porém estou dificuldades para custear a viagem. Gostaria de apresentar o trabalho que venho desenvolvendo há 2 anos em uma escola da periferia de Belém.

Sou professor recente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Nagib Coelho Matni, cheguei em setembro de 2014, e lá Coordeno o PLECE (Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharia), um projeto que defende a ideia de queé preciso levar educação científica e tecnológica para os jovens das periferias, pois sabemos que existem muitos programas sociais oferecidos por ongs e fundações para afastar os jovens das drogas e da delinquência, porém esses programas são sempre do tipo escolinha de futebol, artes marciais, dança e música, nunca vemos um projeto que vise a emancipação da juventude através da ciência e tecnologia.

Projetos de escolinhas de futebol já revelaram muitos craques da bola, de artes marciais já revelaram muitos campeões olímpicos e os projetos de música descobriram muitos talentos, todos saídos das periferias, porém não vemos um gênio sendo revelado em nenhum tipo de projeto dessa natureza, talvez o próximo Albert Einstein seja um morador da periferia e que nunca conheceremos, pois está sendo aliciado pelo trafico ou pela delinquência juvenil.

Dentro desse contexto surgiu a ideia de criação do PLECE que hoje é produto de dissertação do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física, ofertado pela UFPA, e conta com a parceria do projeto de extensão universitária “Robô na Escola” de autoria do Professor Dr. Marco José da Faculdade de Engenharia da Computação, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) através Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), conta também com o apoio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC).

Entendendo o Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharia (PLECE):

O projeto é fruto da prática educativa em uma escola pública da periferia de Belém do Pará, assolada por muitos problemas, tais como a violência e o tráfico de drogas na escola, fator que contribui para o desânimo de alunos e professores; o desinteresse dos estudantes por questões técnicas e epistemológicas relacionados à ciência e tecnologia; e o grande apego por tecnologia móvel que atrapalha o andamento das aulas. Para enfrentar tudo isso foi posto em prática um plano de ação intitulado de Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharia (PLECE), usando Tecnologia Educacional como ferramenta didática viável para despertar nos estudantes o interesse pelos conteúdos de Física ministrados em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido com o auxílio de acadêmicos das Engenharias e Ciências Naturais, neste caso os acadêmicos passaram a orientar os estudantes da rede pública na confecção de Artefatos Tecnológicos de Aprendizagem (ATA), na verdade trata-se de construir brinquedos científicos e robôs confeccionados com sucata ou material de baixo custo dentro de uma filosofia do universo “maker” e o método “hands on” na confecção de “brinquedos científicos”, trabalhando questões ligadas ao conceito de educação ambiental e sustentabilidade. Aplicando o método sociointeracionista de Vygotsky, através de um programa construído com ênfase na investigação-ação, atendendo às exigências de competências e habilidades essenciais do Ensino de Física.

O PLECE causou uma transformação radical na escola, pois hoje contamos com oficinas permanentes de robótica com Arduino - tudo patrocinado pelo meu bolso -, os alunos desenvolveram um kit didático para ensinar óptica para um aluno cego (ver link), além da produção de artefatos tecnológicos que foram apresentados em duas mostras científicas, um a em 2015 e outra em 2016, em que foram as primeiras em 15 de fundação do colégio.

Os resultados se mostraram favoráveis para a prática docente dentro de uma perspectiva progressiva do Ensino de Física, com aprendizagem mais significativa dos conhecimentos e conteúdos vinculados ao processo de construção dos Artefatos Tecnológicos e toda a decodificação de sua engenharia. Os resultados foram tão bons que no ano de 2015 o projeto foi selecionado entre os vinte melhores do norte do país no Prêmio “Respostas para o Amanhã”, iniciativa da Samsung, e em 2016 foi o projeto vencedor no concurso cultural “Olho na Escola”, promovido pelo Canal Futura a Fundação roberto Marinho, além de ter sido apresentado em congressos nacionais e em uma conferência internacional de Ensino de Física, a 2nd WCPE (World Conference on Physics Education). Hoje o PLECE faz parte do plano político pedagógico da escola.

O PLECE é uma iniciativa voltada para melhoria da prática docente em sala de aula e para o desenvolvimento da educação, através da difusão e popularização da Ciência, resgatando a cultura das feiras científicas nas escolas e em outros espaços públicos. O intento do processo é aplicar um método facilitador e motivador do binômio ensino-aprendizagem integrado ao tripé Ciência, Tecnologia e Sociedade. Confeccionando equipamentos tecnológicos entendidos como objetos geradores de indagação, reflexão e conscientização (ANGOTTI et al, 2001), culminando na produção e apresentação desses equipamentos numa feira científica como uma forma de desenvolvimento da educação científica e tecnológica em regiões periféricas…

Segue abaixo algumas das atividades que têm sido executadas na escola em que trabalho através do PLECE, assim como vai em anexo a capa e a matéria da revista “Profissão Mestre” de circulação nacional e um artigo sobre o projeto.

O PLECE tem avançado e já possui site próprio www.plece.org, e está sendo desenvolvido em uma escola pública no interior do estado, no município de Santo Antônio do Tauá, com alunos do programa “Mundiar”, um programa para alunos que estão fora da idade escolar recomendada.

  1. Matéria no Portal da Secretaria de educação do Estado sobre o PLECE:
    http://www.seduc.pa.gov.br/site/seduc/modal?ptg=6695

  2. Entrevista ao Programa Conexão Futura, do canal Futura da Fundação Roberto Marinho:

http://www.futura.org.br/educacao/olhonaescola-professores-participam-de-programas-do-futura/

https://photos.google.com/photo/AF1QipORpmJlPMb5YjGsf6D94duzYDoL2-8FT--5O-sW

  1. Reportagem da TV Cultura:
    https://www.youtube.com/watch?v=bKdkRAzj4Sg

     ATT,
     Professor Bruno Ricardo.
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Olá Eilton,

Incrível! Mas não é necessário submeter um artigo para a participação - apenas preencher o formulário de inscrição neste link.
Em relação ao jogo, a proposta parece muito interessante! Lembrem-se apenas de pensar em como as pessoas poderão interagir ativamente com o projeto durante o evento.

Abraço,
Cassia

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Olá Fernanda!

Acho que a diferença à qual você está se referindo é entre a Submissão de Proposta para a Mostra Interativa e a Proposta de Atividade para o Calendário Cidade Criativa, certo? Explico abaixo:

A Mostra Interativa será um espaço na POLI-USP dedicado à apresentação de materiais e atividades que possam ser experimentados de forma ativa pelos participantes. Teremos um ambiente dinâmico no qual os visitantes poderão circular livremente, conhecendo os projetos expostos pelos diferentes grupos selecionados.

Já o Calendário Cidade Criativa, irá reunir atividades mão na massa que estarão ocorrendo em diversos espaços independentes na cidade de São Paulo na semana do FIC e ajudar a divulgá-las para todos, em um calendário centralizado. Os eventos do calendário serão de responsabilidade das entidades organizadoras de cada um, e apenas ajudaremos a divulgá-los no calendário da Rede de Aprendizagem Criativa.

Qualquer dúvida, me pergunte!
Abraço,
Cassia

Olá Karin, como vai?

A Mostra Interativa será um espaço do FIC (na tenda de eventos junto à FEBRACE, que ocorre na POLI-USP) dedicado à apresentação de materiais e atividades que possam ser experimentados de forma ativa pelos participantes. Teremos um ambiente dinâmico no qual os visitantes poderão circular livremente, conhecendo os projetos expostos pelos diferentes grupos selecionados.

Assim, o ideal é que as propostas envolvam algo que o público circulante possa experimentar com a “mão na massa”, mas sem durações muito longas (já que o público circula livremente, como em uma feira). Será oferecida aos expositores/facilitadores uma mesa de apoio e uma tomada de 110V.

Qualquer dúvida, me pergunte!
Abraço,
Cassia

Olá Professor Bruno,

Puxa, que trabalho incrível você vem fazendo! Parabéns!
Seria ótimo contar com a sua participação no FIC compartilhando suas experiências, porém, infelizmente, não temos como te auxiliar com o custeio de viagens…
Esperamos que consiga dar um jeito de vir!
Abraço,
Cassia

Incrível a ideia do Festival. Os educadores da Escola Concept estão animados em participar do evento e queremos muito trocar ideias sobre inovação e criatividade. Acreditamos muito em inúmeras possibilidades de ensinar e aprender e será fantástico compartilhamos movimentos realizados em nossa escola e ver o que os demais também estão fazendo.

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