Olá Pessoal,
Compartilho com vocês um artigo públicado aqui pela equipe do Lite - UNIVALI sobre o Logo e o Pensamento Computacional nas escolas Brasileiras. O Artigo faz parte de um dos tópicos levantados na tese de doutorado da Marli e conta com entrevistas com José Armando Valente e com a Lea Fagundes.
Título do Artigo: Do Logo ao Pensamento Computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem Logo nas escolas brasileiras
Autores: Marli Fátima Vick Vieira, André Luiz Maciel Santana, André Luís Alice Raabe
Resumo: O termo Pensamento Computacional se popularizou e tem sido apontado como uma nova abordagem para o uso de tecnologia nas escolas. A promessa é de que ela poderá melhorar a capacidade dos estudantes de resolverem problemas usando conhecimentos de Computação, em especial a programação. Mas a ideia não é nova; na década de 1980 um amplo empreendimento de uso da linguagem de programação Logo nas escolas foi realizado no Brasil em diferentes estados. Este artigo busca resgatar alguns dos principais resultados da utilização do Logo à época, a fim de promover reflexões sobre o momento atual em que o Pensamento Computacional bate à porta das instituições educacionais. Neste sentido, buscou-se mapear as evidências existentes acerca dos projetos realizados com o Logo no Brasil que estivessem publicadas em veículos de divulgação científica e acessíveis on-line. Além disso, foram realizadas entrevistas com os precursores do uso do Logo no Brasil. Os resultados da revisão permitiram identificar que os benefícios do Logo potencializam o processo cognitivo e emocional dos aprendizes e apontaram que os projetos priorizaram a Educação Básica, sendo a maioria atividades extraclasse, usando abordagens qualitativas utilizando a observação como principal instrumento de coleta de dados. As entrevistas com os precursores indicaram que o Logo veio acompanhado de uma mudança na perspectiva pedagógica e que esta mudança não foi absorvida pelos professores e escolas. As principais lições para a inclusão do Pensamento Computacional no Brasil apontam para a necessidade de trabalhar o tema de forma curricular, evitando que tenha um impacto restrito aos participantes de atividades ocasionais e extraclasse.
Link: http://www.nied.unicamp.br/ojs/index.php/tsc/article/view/181