Gostaria de usar o espaço para discutir a inserção do arduíno no ensino de ciências, mais especificamente no ensino de física, em escolas de Ensino Médio. Quem já usou? Como usou? Quais dificuldades de implementação? Quais resultados foram obtidos?
Thiago, acho que esses blogs do Bandeirantes pode te ajudar:
http://steam.colband.net.br/2016/11/03/sucesso-do-bandeirantes-no-fablearn/
http://ciencias.colband.net.br/
A propósito, você já se inscreveu no nosso mapa?
Um abraço,
Oi Thiago!
Faço mestrado no PECIM (ensino de ciências na Unicamp) e minha pesquisa foi relacionada ao uso de programação com Arduíno para ensino de ciências, conteúdo de energia. No entanto, com alunos dos anos iniciais (5º ano). Caso tenha interesse em trocar experiências, mesmo com faixa etária diferentes, podemos conversar.
Segue o link de um artigo que publicamos no CBIE: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6852
Escrevemos outro para o ENEBio, mas não foi publicado os anais ainda.
Fico disponível para trocarmos experiências…
Poxa, Elaine, muito bom o seu artigo! Adorei! haha
Onde consigo encontrar mais coisas do tipo?
Obrigado.
Olá Jera!
Procuro sempre material relacionado em anais de congressos e em publicações de revistas da área.
Quando eu encontrar outros, enviarei para você.
Olá Elaine!
Também gostei muito do artigo.
Você tem mais material pra compartilhar com a gente?
Oi Thiago!!
Eu estou usando arduindo com os alunos em dos projetos no ensino de ciências do Fund II.
A maior dificuldade foi o tempo para os alunos conhecerem a plataforma, mas depois que acontece, é mais tranquilo, por isso, planeje umas 4 ou 5 aulas para essa ambientação.
Outra dificuldade é a compra de materiais, sensores, comprei alguns kits prontos, mas tivemos que comprar mais sensores à parte. Principalmente os sensores que acabam ficando presos aos projetos dos alunos, as placas em sí pode ser usada por todos os grupos em rodízio.
No nosso caso, trabalhamos com temas específicos, escolhemos alguns problemas e ideias e eles trabalharam em seus projetos por 12 aulas ao longo de um trimestre!!
Se quiser trocar uma ideia, podemos marcar um Skype.
Abraços!!
Bom dia, @ramonriserio e @Jera!
Desculpas a demora para responder.
Tenho outros dois artigos relacionados:
Uma proposta didática sobre o tema energia envolvendo programação de jogos digitais nos anos iniciais do ensino fundamental
Link: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2342.pdf
Programação com Arduino para estudo do tema energia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Link: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2125-1.pdf
Quando a dissertação estiver disponível na biblioteca virtual da Unicamp aviso vocês.
Qualquer dúvida, podem perguntar.
Compartilhem também as experiências de vocês.
Vamos conversando…
Abraços…