Fórum da Aprendizagem Criativa

A magia da educação da Finlândia

Pessoal, olha só que interessante esse artigo que recebi da Joana Pinto Leite, Lemann Fellow daqui do MIT e de Harvard.

Basicamente, ele foi escrito pela Barbara Bruns, economista-chefe no Banco Mundial, e descreve 3 fatores contextuais da Finlândia que tornam possível eles terem o sistema de educação que têm e serem bem sucedidos. Explica que é perigoso países como os da América Latina tirarem conclusões precipitadas sobre o modelo educativo finlandês sem ter em conta esse contexto, porque ele é o que tornou e torna a reforma sustentável.

1 Curtida

Embora concorde que os fatos apresentados sejam verdadeiros , e também concorde que é perigoso apenas “transplantar” um modelo para outro pais sem se preocupar com as condicões locais, não concordo que esses sejam os 3 fatores que criaram o ambiente de educacão na Finlândia.

No Brasil também temos ENEM que coloca pressão nos estudantes (apesar de nunca ter escutado um aluno dizer que se sinta pressionado por isso aqui…), nossas escolas também tem orcamento baseado no numero de alunos (apesar de nunca ter visto um diretor dizer que precisa “cacar” alunos pra ter mais verba).
A estabilidade pode ser um fator, não sei dizer ao certo.

Como o otimo livro de Pasi Sahlberg https://pasisahlberg.com/ bem ilustra, as autoridades sempre apontaram a volrizacao do professor, igualdade de infraestrutura e e igualidade em geral do sistema.

Já começa mal com tom do título, miraculoso, “a mágica da educação”. Educação não tem mágica. Começa discutindo um assunto tão sério com uma mistificação logo de saída…

Há um documentário interessante do Michael Moore que aborda (breve) a educação na França, Finlândia e Islândia. Eu acredito que realmente não tem como transplantar modelo educacional ainda mais no período que estamos vivendo. Entretanto, podemos nos espelhar em algumas práticas bacanas como : práticas educacionais que não são alicerçadas em atividades (excesso) para casa, listasd de atividades/ exercícios descontextualizado do aluno enfim, práticas que o professor pode mudar em escala menor (sala de aula ). Aprendizagem Criativa é uma opção!